Quem somos

O Instituto Aquífero Alter do Chão (IAA) nasceu em janeiro de 2019 para implementar ações socioambientais que ajudem na conservação da floresta amazônica e no bem viver das comunidades locais.

A região entre o vale do Amazonas e a cordilheira dos Andes é uma das fronteiras de maior biodiversidade da Terra, desempenhando funções vitais na regulação do clima do planeta. Nossa principal área de atuação, o baixo Tapajós, encontra-se nessa fronteira de imensa variedade de ecossistemas. Suas águas correspondem a 7% da bacia do Rio Amazonas.

"Somos guardiões das águas e da floresta em pé"

Promovemos a conservação do meio ambiente por meio da educação ambiental, atendimento jurídico, agricultura familiar, valorização da cultura local e acesso a artes a partir de projetos voltados para as comunidades locais, que incluem populações indígenas de grande pluralidade étnica e cultural.

Buscamos despertar a consciência do ser humano como parte da natureza, semeando assim o seu valor como Guardião da água e da Floresta em pé. Os projetos que realizamos fazem parte de nossos programas, que são:

Prevenção e combate a incêndios florestais: grupo voluntario para prevenir e combater incêndios na região da APA Alter do Chão.
Permacultura em Alter do Chão e região: sistemas de saneamento, compostagem, tratamento de resíduos e bioconstrucão.

Atividades de desenvolvimento e conscientização para jovens, através da cultura, artes e estudos.

Agricultura familiar: difunde práticas agroecológicas entre agricultores familiares e os coloca em contato com conceitos de consumo consciente e alimentação saudável.

Atendimento jurídico, assessoria e apoio às comunidades locais da região de Alter do Chão.

Pesquisas sobre biodiversidade na Amazônia: levantamento e análise de dados que ajudem na tomada de decisões em prol da conservação do meio ambiente.

Missão

Contribuir para a conservação dos ambientes naturais valorizando as práticas econômicas e sociais ecológicas. Encontrar e disseminar alternativas ao modelo de desenvolvimento vigente no mundo. Nossos valores estão pautados na ética com a natureza, dignidade e respeito humano, para que haja universalização dos bens e todos possam viver e SER

Eixo de atuação

Nosso eixo de atuação é a proteção e valorização da floresta em pé e agregamos projetos e parceiros que possam somar conosco com os mesmos objetivos.

Atualmente, agimos para conservar a floresta por meio de ações de reflorestamento e combate de incêndios florestais. Contribuímos com a ampliação da consciência ambiental de jovens a partir de diversas atividades. Fornecemos assessoria jurídica a moradores e comunidades locais na intenção de facilitar a proteção dos seus direitos e atuamos em projetos de pesquisa que ajudam a mapear as necessidades da região e a sustentar ações para a preservação do meio ambiente.

Nossa história

O IAA surgiu do encontro de amigos que trabalharam juntos em 2016 no Festival das Águas de Alter do Chão, um evento que ofereceu artes, oficinas e debates para criar consciência ambiental.

A partir do ano seguinte, o grupo formado por artistas e produtores, moradores de Alter do Chão, começou a fazer reuniões semanais para pensar em projetos e ações permanentes na região.

Hoje mantemos viva a motivação inicial: criar soluções positivas para proteger o aquífero e a floresta em pé na área de abrangência da APA Alter do Chão. Ampliamos o território pensando em projetos que vão desde a Mata Atlântica até a Floresta Amazônica, contemplando a maior biodiversidade da Terra.

Receba nossas últimas notícias

Cadastre-se
Rolar para cima